Clique agora e acesse o Geoportal do Café.

O Observatório da Agricultura constitui um sistema de informações estruturadas sobre a agropecuária de Minas Gerais. Ele conterá o GEOPORTAL, onde serão disponibilizados dados, mapas e informações diversas das principais cadeias do agronegócio. Como primeiro projeto, O GEOPORTAL conterá o Mapeamento e o Monitoramento do Parque Cafeeiro do estado e outras informações estratégicas da atividade.

Minas Gerais possui o maior parque cafeeiro do país e responde por mais de 50% da produção brasileira de café. O produto ocupa o segundo lugar na pauta de exportação geral do estado e o primeiro do agronegócio.

Aqui, a história do café se confunde com a própria história de Minas pois, o agronegócio café, além do seu significado econômico, tem ainda uma grande importância nos aspectos culturais, políticos, históricos e sociais, sendo uma atividade geradora de aproximadamente dois milhões de empregos diretos e indiretos.

Este potencial não está só no aspecto quantitativo. No qualitativo, a cafeicultura é caracterizada por diferenças regionais que possibilitam a obtenção de cafés com nuances de aromas e sabores únicos, que agradam aos mais exigentes mercados do mundo e com um potencial de crescimento ainda pouco explorado no rentável mercado de cafés especiais.

Clique agora e acesse o Geoportal do Café.